Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Planejamento das tarefas domésticas.

Nos 7 princípios básicos da organização, (ver aqui) , são:
1. Planejamento
2. Descarte
3. Limpeza
4. Categorização
5. Identificação
6. Manutenção
7. Revisão



O planejamento é o primeiro passo para:
- evitar estresse nos afazeres domésticos,
- para economizar tempo e,
- para que a casa funcione com sucesso.

Fazer listas de tarefas domésticas que devem ser realizadas, diariamente, semanalmente, quinzenalmente e mensalmente, é essencial. Registre tudo que você precisa fazer. Pode-se fazer uma lista mestra, com todas as atividades domésticas gerais, divididas em temas como moradia, educação, alimentação, etc.

Escolha um dia na semana e dedique-se um tempinho, dê preferência no domingo, para planejar suas tarefas da próxima semana. Distribua as atividades durante a semana, cada dia um pouco, incluindo tarefas quinzenais ou/e mensais. Exemplo, se você faz a limpeza da dispensa mensalmente, escolha uma semana e eleja um dia daquela semana para fazer essa atividade. Determine um tempo de duração de 15 minutos para uma atividade ou mais atividade(s), dependendo do tipo.

Confira a agenda. Verifique o que já foi feito e, se necessário, inclua tarefas à fazer. Não esqueça de checar os compromissos.

Faz parte da organização doméstica, a elaboração de um cardápio semanal. Faça uma dista de compras, baseado no cardápio e, verifique a dispensa e a geladeira para evitar compras desnecessárias. Escolha os itens da sua lista de compras e imprima (aqui)

Use essa lista (aqui) e monte a programação completa para organizar cada cômodo da sua casa e as atividades domésticas que precisar.

Para aproveitar melhor o checklist acima:

1- Clique nos textos de tarefas para alterar o conteúdo, caso as tarefas sugeridas não se adequem à rotina da sua casa.

2- Clique nos quadros em branco ao final de cada item para incluir tarefas que não estejam listadas acima.
3- Marque quais os dias da semana cada tarefa deve ser executada.
4- Imprima o checklist clicando em "Imprimir Checklist", no canto inferior à direita.
5- Utilize o checklist para orientar e verificar o cumprimento das tarefas, no seu dia a dia.
Fonte: lista e dicas para seu checklist (aqui)



Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

5 comentários:

  1. Amei,acho que toda mulher deve ter uma lista com essas ideias.Parabéns,continue trazendo idéia como essas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que toda PESSOA deve ter uma lista, já que há muito tempo, tarefas domésticas não são exclusividade das mulheres!!!

      Excluir
  2. Amei a criatividade! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Moderninha boa tarde!
    Minha casa é uma bagunça e todos deixam tudo por alguém!
    Somos 5 em uma apartamento de 3 quartos. Tenho duas filhas (24 e 20) um filho de 20 e eu e meu marido, que trabalhamos. A menina (mulher de 20) é a única, que alem de estudar, tem estágio a tarde e estuda noite. e nos sábados curso. Meu filho esta cursando preparatório para engenharia e fica a manhã em casa e tarde curso, e 2 e 5 curso de ingles a noite. A menina de 24(mulher) tem faculdade a tarde e as vezes noite. Estou resolvida em só trocar serviços, por filhos produtivos.
    Pensei em fazer uma tabela com os afazeres diários e estipular pontos para cada uma das tarefas. e trocar por afazeres tipo: roupa lavada pela mãe e separa no lavandeira por um número de pontos de um X, comida diariamente feita pelo pai, por outra atividade Y, dinheiro extra para um cinema, compra de um creme qualquer ou outra coisa, só com um um número total de atividades desenvolvidas.
    Você tem alguma tabela assim??

    ResponderExcluir
  4. gostei muito... obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir