Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Voltas as Aulas! Adaptação Escolar.

Pode-se dizer que a adaptação da criança em uma escola nova, ou no início da fase escolar é um processo, onde se inicia novas experiências em um ambiente diferente, novo e desconhecido, que geram novas expectativas.

Em geral, a adaptação dura em média uma semana, podendo variar conforme as necessidades apresentadas. Programe-se para ficar na escola no período de adaptação.

Converse francamente, explique para o seu filho, mesmo que seja muito pequeno, que ele vai para escola, diga-o quem vai levá-lo e buscá-lo, quando será o início das aulas, o nome da professora, o nome da escola, converse com a criança como é a escola e o que vai acontecer lá. Parece obvio, mas nem sempre há essa conversa. Nunca esconda nada e não crie falsas expectativas, o melhor é dizer a verdade sempre.

Leve seu filho para conhecer a escola, antes de começar as aulas, apresente a professora, mostre a sala de aula, o parquinho, o refeitório, o banheiro, etc. Em casa, mostre o uniforme, a lancheira, a mochila e todo material que ele vai usar, isso o incentivará.

É natural que os pais nessa fase, sintam-se culpados. A criança facilmente percebe a insegurança dos pais. Encare a escola como algo positivo para o seu filho, para a vida dele. Pensando assim a adaptação torna-se mais leve.

É normal também, que na adaptação da criança na escola, ela chore. Essa pode ser uma maneira de chantagear os pais para que não as deixem.
Ao se despedir da criança, explique que mais tarde você voltará para buscá-la, e que você tem que ir para o trabalho. Nunca os pais devem ir embora, sem antes se despedir da criança, sem essa atitude, a criança sente-se insegura e traída, tornando o processo de adaptação mais dolorido. Depois de se despedir, vá embora e não olhe para trás.
Muitas vezes, após os pais irem embora, a criança para de chorar e começam a brincar com os amiguinhos e a se interagirem com as atividades escolares.

O maior medo da criança é de que os pais não iram buscá-la, por isso é importante não se atrasar e preparar-se para chegar antes do horário da saída.

É normal que mesmo a criança tendo uma ótima adaptação, pode ser que depois ela tenha recaída. Procure verificar o que está acontecendo, converse com seu filho e com a professora. Vá junto com a criança, fazendo uma readaptação até ela se sentir segura.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Um comentário:

  1. Muito boa essas dicas,pois essa fase é tão difícil tanto pros filhos como pros pais!!!Valeu :) Alana

    ResponderExcluir