Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Descartar é organizar

Nos 7 princípios básicos na organização doméstica (aqui), o descarte é o 2º passo nesse processo. Veja:
1. Planejamento (aqui)
2. Descarte
3. Limpeza
4. Categorização
5. Identificação
6. Manutenção
7. Revisão

Chegou a hora de treinar o desapego.
Se quisermos ter uma casa organizada é necessário se desfazer de coisas que não se usa mais.

Escolha um cômodo da casa para começar. Tenha em mãos 2 sacos de plásticos: um para coisas que vão para o lixo e, o outro, é para doações. Só separe para doações coisas que estejam em boas condições e que realmente possam ser aproveitadas por outras pessoas. Não doe roupas ragadas, brinquedos quebrados, 1 pé do par do sapato, toalhas furadas, etc.

Se desfaça de revistas, jornais, livros, papeis guardados que não servem para nada. Eletrodomésticos sem uso e/ou sem funcionar, coisas duplicadas, remédios fora de validade (jogue fora, em lugar apropriado). Remédios que irão vencer a validade, doe. Doe também, objetos de cozinha sobressalentes e objetos de decoração que você enjoou.

Vá enchendo os sacos! Se ficar atenta, perceberá que sempre haverá coisas que não tem utilidades e ainda ficaram, etão faça de novo a limpa e, se desfaça.

Examine cuidadosamente e seja critica em avaliar os objetos que não usa, há mais de um ano. Não tenha pena de se desfazer de coisas que, na verdade não são uteis para você.


Será que realmente preciso disso? Se eu preciso porque não usei nos últimos meses?
É hora de saber o que realmente é necessário e o que é supérfluo e só está ocupando lugar na nossa casa e na nossa vida.


Veja como o apego funciona em nossa mente e em nossas vidas:





















(Mensagem enviada pelo amigo Humberto Casagrande)


Como podemos constatar o desapego, não só faz bem para nossa casa que vai ficar mais organizada, mas também faz bem para o espirito e para alma: DESAPEGUE! Comece agora! Se não se sentir confortável de fazer tudo de uma vez, faça aos poucos, mas faça!

Uma dica legal é fazer um bazar entre amigas e vender ou trocar por coisas que você precisa. Lembre-se que artigos vendidos em bazares os preços devem ser bem baixos, assim você se livra de objetos inúteis e ainda arrecadar um "dindim".

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

3 comentários:

  1. Adorei este post! Isto é mesmo verdade!
    www.lidandocomacrise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom o mundo seria melhor se todos praticassem o desapego

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas... vou me esforçar para colocar em pratica a partir de hoje.
    Marina

    ResponderExcluir