Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como congelar legumes? Use a técnica do branqueamento !



Você é daqueles que adora fazer uma feira, abarrotar a geladeira de frutas legumes, e depois percebe que a sua casa não tem aquele consumo todo? Eu, por exemplo, nem chegava a comprar determinadas coisas. Isso porque eu consumo apenas 1/3 de um pé de brócolis e o resto acabava estragando na geladeira. Aí, sempre me falavam: “compre aquele pacotinho que vem a porção individual dos legumes embalados a vácuo”. Mas vocês já viram o preço daquilo? Um absurdo em comparação ao produto inicial! Também existem as pessoas que fazem compra de mês e optam por um bando de saquinhos de produtos congelados que também não custam nada barato.


Bem, todas opções são legais, é claro. Não podemos deixar de consumir nutrientes presentes nas verduras e legumes. O ruim mesmo é o desperdício e por isso o congelamento é sim uma ótima opção para quem nem sempre pode dar um pulo no mercado. Saiba você que, submeter alimentos ao congelamento, além de impedir ao processo de envelhecimento/ apodrecimento, pode sim impedir que muitos dos nutrientes contidos ali sejam perdidos. Mas você não precisa gastar tanto dinheiro para isso. As batatas, os brócolis, as ervilhas, as couve-flores encontradas na sessão de congelados sofreram um processo chamado branqueamento e que você pode perfeitamente reproduzir em casa!

A técnica de branqueamento de legumesverduras e até de frutas consiste em um choque térmico no alimento que interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento. Além disso, limpa a superfície, retirando os microorganismos. Esse processo mantém (o máximo possível) as características dos alimentos, inclusive de cor natural e de nutrientes neles contidos.

Processo de branqueamento

O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido a fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legumeverdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Agora, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse.

P.s: Muitos nutrientes estão contidos nas cascas e no processo de corte são necessariamente perdidos.


Dicas:

- Eles podem ser conservado no congelador por um período de 3 a 12 meses (achei meio exagero 1 ano, mas foi o período e tempo que encontrei).
- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
- Separe a quantidade certa da porção que normalmente consome e etiquete. Isso facilitará a sua utilização.
- No caso de frutas e de legumes que sofrem escurecimento, como batata, maça e pêra; pingue algumas gotas de limão na água para fervura.
- Não tampe a panela na fervura. Normalmente, em qualquer tipo de cozimento,verduras e legumes perdem sua cor quando cozidas em panelas fechadas. Isso ocorre principalmente com alimentos verdes.

Tempo de fervura/choque térmico por alimento

Os alimentos ideais para se realizar a técnica de branqueamentos, são legumes,verduras e frutas mais consistentes, ou seja, que contenham menos água. Isso porque, após o descongelamento, alimentos com grandes quantidades de água podem perder na aparência e na consistência. Por exemplo: abacaxi, kiwi, mamão etc.
Uma vez escolhidos e separados alimentos, os submeta, separadamente (pode reaproveitar a água), à fervura e, após, à água gelada pelo período de tempo corresponde na lista abaixo. Ex: Nabo: 1 min. na fervura + 1 min. na água gelada. Escorra, embale, tire o ar e leve ao congelador.

  • 1 minuto: ervilha torta, espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem
  • 2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba, pêra
  • 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, ervilha fresca, salsão, brócolis, batata baroa, maça
  • 4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas Texto tirado na integra do blog  Les Clémentines(aqui)

Mais Dicas:
- Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente refogados ou cozidos

- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.

- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.
- Você pode congelar as batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe as batatas e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.

OBS: Há quem diga que batatas cruas quando congeladas perdem o sabor e textura.

- Alimentos que devem ser congelados crus sem passar pelo processo de branqueamento: aipim, pimentão, abobrinha, couve (Cortar bem fina e jogar água fervente em cima)

- Alimentos que vão refogar sem descongelar: salsa, tomate, vagem, repolho, espinafre, couve-manteiga, chuchu, cenoura, cebolinha (cheiro verde) e cebola.


Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

10 comentários:

  1. Gostei muito do teu blog, geralmente eu visito
    o outro, mas agora vou passar por aqui também.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas vão me salvar!! Rotina de trabalho, estudo e casa não é mole não!!

    ResponderExcluir
  3. Essas dicas vão me salvar!! Rotina de trabalho, estudo e casa não é mole não!!

    ResponderExcluir
  4. eu adorei vou antecipar p*/ o ano novo

    ResponderExcluir
  5. eu amei vou antecipar p/o ano novo ótima dica

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, mas queria saber se as saladas verdes também dão pra congelar e como fazer

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das dicas, me ajudaram muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom. Ajuda a quem realmente desconhece o assunto

    ResponderExcluir
  9. Gostei, mas afinal de contas, a cenoura branqueia por 3 ou por 4 minutos??, pois aparece nas duas tabelas. E a mandioquinha? Que eu saiba mandioquinha (nome conhecido em SP) é o mesmo que batata baroa (nome conhecido no Rio). Uma branqueia em 1 e a outra em 4 minutos. Qual é o correto?

    ResponderExcluir