Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Planeje a Limpeza na Organização Doméstica.

Nos 7 princípios básicos na organização doméstica (aqui), a limpeza é o 3º passo nesse processo. Veja:
1. Planejamento (aqui)
2. Descarte 
(aqui) 
3. Limpeza
4. Categorização
5. Identificação
6. Manutenção
7. Revisão
 
Depois que planejamos as ações e métodos para organização doméstica, e ter descartado tudo que não serve mais, agora é hora de limpar, mas limpeza também se planeja.




Faça uma lista com todas as tarefas de limpeza em cada cômodo da casa.
Exemplo: 
Quarto Casal:
- limpar o chão;
- tirar poeira dos móveis;
- lavar cortinas;
- limpar as paredes e portas;
- Trocar roupas de cama;


Essa lista deve ser feita por cômodos. Nem todas as tarefas são diárias. Tem coisas que podem ser feitas semanalmente, mensalmente. Na lista acima, por exemplo, as cortinas podem ser lavadas mensalmente e a troca de roupa de cama semanalmente.
Depois de fazer a lista de limpeza de cada cômodo, faça uma tabela e distribua as atividades durante a semana.  Você pode montar um Manual de Limpeza, com tudo que deve ser feito, quando, onde, por quem.   Esse procedimento de registrar todas as tarefas ao logo da semana, pode ser modificado conforme à rotina da casa. 


Toda a família pode ajudar na limpeza da casa e a mantê-la limpa, arrumada e organizada. Distribua tarefas de limpeza para todos da família, o conceito de colaboração e de trabalho em equipe devem ser passadas às crianças, desde cedo.



O roteiro da limpeza em casa deve ser seguido para não acumular tarefas, fazendo um pouco a cada dia, não vai cansar e ainda vai sobrar mais tempo para atividades que lhe dê prazer.




Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

5 comentários:

  1. Esquece isso e vive a vida.. Não sejas escravo das coisas nem de ti próprio!! Limpa quando achares que deves limpar, organiza quando achas que deves organizar mas não te tornes um robô que tudo o que faz é seguir instruções previamente definidas!! Para isso já basta ir trabalhar para servir os donos do dinheiro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso n é ser escravo.isso é cuidado.quando cuidamos de algo valorozo cuidamos com prazer.n é um fardo. nossa casa é o nosso lar,nosso castelo,onde encontramos abrigo paz,segurança alegria ,prazer ,aconchego,comida pronta,e roupa lavada.como também casa limpa e organizada onde havera tempo p boas rizadas .escraavo...eu acho que é aquele que é prisioneiro dos vicíos,dos comprimidos,do medo e das paixoes.

      Excluir
  2. escravos n tem um castelo p morar.nossa casa é um castelo onde temos o prazer de cuidar dela o nosso deleite de alegria com a famílha que formamos.há os que trabalham fora ,e os que trabalhao dentro.o castelo precisa estar preparado p receber o rei ou rainha os princípes e as princesas.isso também é viver a vida.todos nascemos p ter um lar ,casamos p ter uma família... e n há nada mais gostoso que morarmos num lugar onde há paz.e onde há paz,há limpeza,ordem há diciplina.chegar em casa e encontrar um ambiente limpo cheiroso onde vc encotre um alimento p comer,e quem o fez? quem trabalhou dentro.encontrar suas roupas perfumas e no lugar certo,todas as suas coisas no lugar .e depois vc relachar numa cama quentinha e cheirosa,ou deitar pelo sofá,ou entao jogar converssa fora... isso n é escavidao,escravidao ,é sermos prisioneiros do vício,dos comprimidos dos medos,e das paixoes desse secúlo doente que vivemos

    ResponderExcluir
  3. Boa dica essa ai dos 7 princípios básicos na organização doméstica nunca tinha pensado nas limpezas de forma tão organizada e metódica. Parabéns e boa continuação com o blog...

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas. São bem práticas!

    ResponderExcluir