Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sábado, 10 de março de 2012

Dando continuidade à Organização Doméstica

Dando continuidade aos 7 princípios básicos na organização doméstica (aqui), hoje vamos falar sobre o 4º passo que é a Categorização.
1. Planejamento (aqui)
2. Descarte (aqui)
3. Limpeza (aqui)
4. Categorização
5. Identificação
6. Manutenção
7. Revisão

Categorização é um sistema de categorias, que se bem montado, vai possibilitar uma organização mais eficiente e mais duradoura. Um bom sistema de categorias é que vai permitir guardar uma informação ou documento rapidamente, e depois dar condições para que sejam encontrados rapidamente, quando necessário. Portanto, invista o tempo necessário nesta fase.

Utilize o mesmo sistema de categorias para seus arquivos em papel, seu Explorer (arquivos no computador) e arquivos de emails. Abaixo dois exemplos de um sistema de categorias simples:

É importante ter também um sistema de arquivos organizado. Seus papéis e seus arquivos de computador precisam ter um local certo para serem guardados e depois facilmente recuperados. Se não for assim, eles serão perdidos ou vão virar bagunça em algum lugar.

Para categorizar utilize pastas individuais ou pasta sanfonada. As cores são ótimas aliadas para ajudar na identificação.

É isso aí. Mãos a obra e boa sorte.
Organize-se, você pode!

Colabore deixando sua opinião, marque em Reações:
CURTI - NÃO CURTI - SEM INTERESSE.
Obrigada!

Um comentário:

  1. Passa com tanta dedicação e organização. Quero ser assim.

    ResponderExcluir