Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Educação Financeira para Crianças

Aprender o valor do dinheiro é algo muito importante. A educação financeira, essencialmente, deve começar dentro de casa, e as escolas, precisam reforçar essa formação.

Lidar com finanças pessoais exige habilidade à ser adquirida. As crianças devem entender a diferença entre "querer" e "precisar". Todos nós gostaríamos de ter muitas coisas que queremos, mas as necessidades devem vir em primeiro lugar.Passe o conceito de que não dá para ter tudo, é preciso escolher.

1. Mesada -
O estabelecimento de mesada para os filhos é um importante instrumento de educação financeira. Seu objetivo deve ser o de ensiná-los a administrar seu próprio orçamento e realizar projeções de gastos e poupança. Embora seja um instrumento muito útil, a mesada é essencial e depende do seu orçamento. Mas tenha em mente que esse recurso evita os pedidos de dinheiro diários e, se você fizer a conta, vai perceber que fica mais barato.

2. Poupança -
Devemos transmitir o conceito de segurança, que se não for bem cuidado adequadamente, no futuro faltará é preciso explicar a criança o sentido da palavra como economia, disciplina e objetivos a longo prazo.

3. Como Gastar -
Crianças devem ter noção de que ganhar dinheiro não é fácil. É importante ensiná-las conceitos éticos da relação com o dinheiro e com a sociedade, no cotidiano. Por exemplo: o que fazer quando o caixa da padaria devolver troco maior do que o devido?

4. Doar -
Uma noção muito importante é a de que existem pessoas que não têm o suficiente e passam necessidades, e que faz parte da nossa responsabilidade social ajudá-las.

5. Estabelecer Objetivos -
Quando lidamos com finanças pessoais, é muito importante estabelecer objetivos claros e exequíveis. Ensinar isso às crianças não é só ensinar a lidar com o dinheiro, mas orientá-las para a vida como um todo.

Uma dica legal é programar um dia por mês para levar os filhos (meninos ou meninas) ao supermercado, para educar brincando.
O objetivo é mostrar as crianças os preços das coisas e dar noções de economia .
Estabeleça uma quantia em dinheiro e fale para criança que só pode gastar até aquele valor.
Leve uma calculadora e uma lista de compras anteriormente feita pela família.
A lista não precisa ser grande.
A intenção é mostrar a importância de aproveitar as ofertas e preferir produtos mais baratos, apesar de ter outras marcas e preços diferentes.
É bom aproveitar e ver, com as crianças, data de validade dos produtos e se os produtos e embalagens estão de acordo.
E por fim na hora de pagar, peça as crianças para te ajudar a conferir o troco.
Divirtam-se e Boas Compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário