Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Horta medicinal caseira pode ser aliada no combate a diversos males



Nada melhor do que ter uma horta farmacêutica em casa. É de fácil cultivo e muito prática: com algumas folhinhas e água fervente, o remédio está pronto!
Fitoterapeuta, Marcos Stern fala das vantagens da horta caseira:
— É um resguardo contra perigosas contaminações, fornece hortaliças frescas, constitui uma agradável e higiênica diversão ao ar livre e é uma medida econômica.
Para montar uma hortinha, primeiro, semeie as espécies em linha, sem misturá-las. Em apartamentos, a germinação deve ser feita em jardineiras de plástico. Em quintais, podem-se construir sementeiras com caixas tipo palete, de madeira, ou viveiros. Quando brotarem, escolha as melhores mudas e replante-as em outras jardineiras, em vasos ou em canteiros. É importante que esses berçários fiquem na sombra. Depois de germinadas, basta que as mudas tenham boa luminosidade.
Molhe as plantas uma vez por dia, de preferência pela manhã. Também é importante fazer a poda e afofar o solo regularmente.
— Toda planta medicinal precisa ser cultivada em terra natural, rica em húmus — destaca Stern.
Confira algumas dicas e receitas:
Manjericão: repele insetos e é digestivo
Pegue duas colheres de sopa das folhas fatiadas, ferva três copos de água e deixe as folhas de molho por 20 minutos, num recipiente fechado. Coe e beba três xícaras de chá ao dia, ou banhe o corpo com a infusão.
Arruda: calmante, usado em feridas e contra piolhos
Pegue duas colheres de sopa das folhas fatiadas, ferva três copos de água e deixe as folhas de molho durante 20 minutos, em recipiente fechado. Coe e beba três xícaras por dia, ou massageie o couro cabeludo com a infusão.
Trançagem ou tranchagem: combate a alergia e é indicada para a gengivite
Hortelã pimenta: usada para combater mau hálito
Salsa: melhor tratamento para limpeza dos rins
Sálvia: antisséptica e indicada para combater afta e laringite
Coentro: estimulante do aparelho digestivo e desinfetante do intestino
Erva cidreira: combate insônia e enxaqueca



Colabore deixando sua opinião, marque em Reações:
CURTI - NÃO CURTI - SEM INTERESSE.
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário