Você é daqueles que adora fazer uma feira, abarrotar a geladeira de frutas e legumes, e depois percebe que a sua casa não tem aquele consumo todo? Eu, por exemplo, nem chegava a comprar determinadas coisas. Isso porque eu consumo apenas 1/3 de um pé de brócolis e o resto acabava estragando na geladeira. Aí, sempre me falavam: “compre aquele pacotinho que vem a porção individual dos legumes embalados a vácuo”. Mas vocês já viram o preço daquilo? Um absurdo em comparação ao produto inicial! Também existem as pessoas que fazem compra de mês e optam por um bando de saquinhos de produtos congelados que também não custam nada barato.
Bem, todas opções são legais, é claro. Não podemos deixar de consumir nutrientes presentes nas verduras e legumes. O ruim mesmo é o desperdício e por isso o congelamento é sim uma ótima opção para quem nem sempre pode dar um pulo no mercado. Saiba você que, submeter alimentos ao congelamento, além de impedir ao processo de envelhecimento/ apodrecimento, pode sim impedir que muitos dos nutrientes contidos ali sejam perdidos. Mas você não precisa gastar tanto dinheiro para isso. As batatas, os brócolis, as ervilhas, as couve-flores encontradas na sessão de congelados sofreram um processo chamado branqueamento e que você pode perfeitamente reproduzir em casa!
A técnica de branqueamento de legumes, verduras e até de frutas consiste em um choque térmico no alimento que interrompe a ação enzimática de amadurecimento e envelhecimento. Além disso, limpa a superfície, retirando os microorganismos. Esse processo mantém (o máximo possível) as características dos alimentos, inclusive de cor natural e de nutrientes neles contidos.
Processo de branqueamento
O processo de branqueamento é basicamente um choque térmico. Assim sendo, o alimento deve ser (de preferência) lavado, descascado e picado e submetido a fervura (entre 70ºc a 80ºc) por um período que irá variar de acordo com o tipo de alimento. Escorrido rapidamente, o legume, verdura ou a fruta deve ser conduzido para água gelada pelo mesmo período de tempo que foi submetido a fervura. Agora, escorra bem, e coloque dentro de um saco plástico, retirando o máximo que puder de ar dentro desse.
P.s: Muitos nutrientes estão contidos nas cascas e no processo de corte são necessariamente perdidos.
Dicas:
- Eles podem ser conservado no congelador por um período de 3 a 12 meses (achei meio exagero 1 ano, mas foi o período e tempo que encontrei).
- Quanto mais rápido o alimento for congelado e quanto mais devagar ele for descongelado, melhor será o resultado final.
- Separe a quantidade certa da porção que normalmente consome e etiquete. Isso facilitará a sua utilização.
- No caso de frutas e de legumes que sofrem escurecimento, como batata, maça e pêra; pingue algumas gotas de limão na água para fervura.
- Não tampe a panela na fervura. Normalmente, em qualquer tipo de cozimento,verduras e legumes perdem sua cor quando cozidas em panelas fechadas. Isso ocorre principalmente com alimentos verdes.
Tempo de fervura/choque térmico por alimento
Os alimentos ideais para se realizar a técnica de branqueamentos, são legumes,verduras e frutas mais consistentes, ou seja, que contenham menos água. Isso porque, após o descongelamento, alimentos com grandes quantidades de água podem perder na aparência e na consistência. Por exemplo: abacaxi, kiwi, mamão etc.
Uma vez escolhidos e separados alimentos, os submeta, separadamente (pode reaproveitar a água), à fervura e, após, à água gelada pelo período de tempo corresponde na lista abaixo. Ex: Nabo: 1 min. na fervura + 1 min. na água gelada. Escorra, embale, tire o ar e leve ao congelador.
- 1 minuto: ervilha torta, espinafre, mandioquinha, milho em espiga, mostarda, nabo, pimentão, vagem
- 2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão, alcachofra, batata, batata doce, berinjela, beterraba, pêra
- 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, ervilha fresca, salsão, brócolis, batata baroa, maça
- 4 minutos: cenoura, couve-de-bruxelas Texto tirado na integra do blog Les Clémentines(aqui)
Mais Dicas:
- Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente refogados ou cozidos
- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.
- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.
- Molhos podem ser descongelados diretamente em fogo baixo.
- Os demais alimentos, incluindo carnes, aves, peixes, massas, bolos recheados e sobremesas geladas, devem ser retirados do congelador 24 horas antes do uso e colocados na geladeira.
- Você pode congelar as batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe as batatas e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.
OBS: Há quem diga que batatas cruas quando congeladas perdem o sabor e textura.
- Alimentos que devem ser congelados crus sem passar pelo processo de branqueamento: aipim, pimentão, abobrinha, couve (Cortar bem fina e jogar água fervente em cima)
- Alimentos que vão refogar sem descongelar: salsa, tomate, vagem, repolho, espinafre, couve-manteiga, chuchu, cenoura, cebolinha (cheiro verde) e cebola.
Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!
Gostei muito do teu blog, geralmente eu visito
ResponderExcluiro outro, mas agora vou passar por aqui também.
Parabéns
Amei! Excelente blog querida!
ResponderExcluirEssas dicas vão me salvar!! Rotina de trabalho, estudo e casa não é mole não!!
ResponderExcluirEssas dicas vão me salvar!! Rotina de trabalho, estudo e casa não é mole não!!
ResponderExcluireu adorei vou antecipar p*/ o ano novo
ResponderExcluireu amei vou antecipar p/o ano novo ótima dica
ResponderExcluirAdorei as dicas, mas queria saber se as saladas verdes também dão pra congelar e como fazer
ResponderExcluirGostei muito das dicas, me ajudaram muito. Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom. Ajuda a quem realmente desconhece o assunto
ResponderExcluirGostei, mas afinal de contas, a cenoura branqueia por 3 ou por 4 minutos??, pois aparece nas duas tabelas. E a mandioquinha? Que eu saiba mandioquinha (nome conhecido em SP) é o mesmo que batata baroa (nome conhecido no Rio). Uma branqueia em 1 e a outra em 4 minutos. Qual é o correto?
ResponderExcluir