Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mudanças de habito simples podem reduzir o consumo no final do mês.


É preciso reciclar nossas atitudes em relação ao uso racional de energia elétrica, principalmente no inverno, quando o consumo geralmente aumenta. O chuveiro, ao lado do ferro de passar roupa e dos aparelhos de ar condicionado, ainda continua sendo um dos maiores vilões, por isso a mudança de alguns comportamentos pode fazer uma grande diferença na hora de pagar a conta no final do mês. No banheiro, o ideal seria desligar o chuveiro enquanto o corpo estiver sendo ensaboado, mas na prática poucos seguem esse conselho à risca. É uma pena. O chuveiro utilizado durante 40 minutos por dia representa um custo aproximado de R$ 14,00.


Mas atenção: o desperdício não está apenas no banheiro. Em outros cômodos o problema ainda pode persistir, dependendo da atitude de cada um. Um ferro de passar roupa ou um ar-condicionado funcionando por oito horas diárias resulta num gasto aproximado de R$ 77,00.
De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, sempre que possível, o ideal é usar aparelhos eletrodomésticos fora do horário de pico, que é das 18 às 22 horas. A concessionária diz ainda que o consumidor pode optar na hora da compra por aqueles aparelhos que têm o selo Procel, cujo consumo já foi medido por centros de pesquisas do governo.


Usar o chuveiro com moderação também serve como conselho. Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamaisfaça emendas ou adaptações. No caso do ferro elétrico, o recomendável é juntar a maior quantidade possível de roupas que, então aí sim, devem ser passadas de uma única vez.
Na cozinha é a geladeira que pode estar gastando além do necessário. Mas aí o problema pode ser outro: a fuga de energia. De acordo com a Elektro, emendas de condutores mal feitas, condutores desencapados, mal dimensionados ou com a isolação desgastada contribuem para o problema. Nesse caso, segundo os conselhos da Elektro, é preciso retirar todos os aparelhos da tomada e em seguida apagar as luzes. Se mesmo assim o disco do medidor continuar girando e dê uma volta completa em menos de quinze minutos, é porque existe a fuga de energia em sua casa. Se isso acontecer, chame um eletricista de sua confiança.
Agora, se o consumidor quiser testar eletrodomésticos supostamente defeituosos, basta proceder da seguinte forma: ligue um aparelho por vez numa tomada, sem fazê-lo funcionar. Verifique então o disco do medidor de energia. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico, ou a tomada, está com algum defeito.

Colabore deixando sua opinião, marque em Reações:
CURTI - NÃO CURTI - SEM INTERESSE.
Obrigada!

Um comentário:

  1. Valeu as dicas...aqui em ksa tive uma grande redução no consumo de energia quando troques os monitores CRT, akeles grandes antigo de "trasseirona" pelos led ou notebooks, pois tenhos 5 aqui.

    tenha uma linda semana, bjs

    www.ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir