Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Organize-se para a Próxima Semana.


Organização facilita nossas vidas, e tudo que facilita e simplifica, é bem vindo!
Então, vamos organizar nossa agenda para próxima semana?
Aí vão algumas dicas:



1. Procure fazer sua programação da semana no domingo (dia do relax ...rs);

2. Faça um check list e anote tudo que precisará fazer durante a semana e, caso necessite, vá modificando-a conforme as necessidades;

3.Distribua os compromissos ao longo da semana planejando as tarefas pessoais e do lar;

4. Faça um cardápio semanal e liste os produtos,que não tem na dispensa e que, precisa comprar;

5. Escolha um dia da semana para adiantar as refeições, deixando-as semi-prontas ou prepare-as e congele. 


Aproveitando essas dicas, sua semana será bem mais leve.

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Crise de pirraça? O que fazer?

A pirraça é uma forma que a criança usa para manipular os pais para conseguirem o que querem. Quando se diz não a criança, ela não aceita, fica contrariada e,  a reação pode vir em forma de pirraça, para chamar a atenção.

A partir de 2 anos de idade a criança já é capaz de distinguir o certo e o errado, mas ainda não tem maturidade  para saber se controlar, aí é que entram os pais para fazê-las entender quais são seus limites. Isso ajudará a construir a maturidade emocional da criança.

O conselho de especialistas, numa crise de pirraça (que às vezes é em público) deve segurá-la, abraçando-a por trás, interrompendo o ataque e, no ouvido da criança faça o som de 'shhh' e peça calma. Não grite! Mostre que você está no controle da situação, mantenha a calma!

Não se deve acatar a pirraça como um comportamento natural no desenvolvimento da criança, e nem ceder ao que a criança quer, as suas vontades, porque está fazendo pirraça.

Ao diminuir a crise de pirraça, e seu filho se acalmar, fique na altura dele e, fale o firmemente, faça cara feia mostrando que você está triste. É preciso deixar claro que esse comportamento é inaceitável. Lembrando que, você deve reprovar o comportamento da criança e não a criança, nunca diga que ela é má ou feia.

Não se deve bater, isso reforça o comportamento de agressividade.

Crianças que não tem limites, em alguns casos, são assim porque não se sentem amadas e isso às fazem, constantemente, chamar atenção dos pais, e a pirraça é um dos artifícios usados por elas.

Ao querer dar limites, é preciso que os pais dediquem mais atenção e mais afeto aos seus filhos, isso é fundamental para uma boa educação.


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quinta-feira, 29 de março de 2012

Atitude e Determinação na Organização Doméstica

Vamos combinar que, uma casa organizada requer muito trabalho, principalmente quando não existe planejamento para tal. 

Hoje em dia é um luxo ter uma empregada doméstica, então só nos resta colocar à mão na massa e ir em frente. 

Quando a rotina doméstica está planejada, é muito mais fácil manter a casa arrumada e limpa. 

Você não precisa, e não deve fazer tudo sozinha, mas precisa dar o exemplo para que todos da família cooperem. 

Distribua tarefas, afinal todos vão desfrutar do prazer e benefícios de ter um lar organizado. 

Para nossos planos darem certo, é preciso mudar a mentalidade, paradigmas e atitudes. 

É preciso entender que essa mudança é um processo, e que o resultado, não aparecerá como num passe de mágica, mas que com certeza, o resultado será muito gratificante e prazeroso. 

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Download Livro Tilda

Nas minhas andanças por blogs achei no blog Entre Feltros e Tecidos (aqui) o download de um dos livros da Tilda, um livro adorável e queridinho das artesãs de costurinhas e decorações. Imperdível!

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quarta-feira, 28 de março de 2012

Isenção de taxa de incêndio no RJ


Minha taxa anual de incendio já´chegou, então me lembrei desse post. Verifique se você se encaixa em algum critério para isenção. Muito de nós desconhecemos nossos direitos. Estamos de olho!

Então repasso informação importante de utilidade pública.

" Li a matéria no EXTRA do dia 09 de março (2011)), no setor de economia e repasso, em resumo, o que é oferecido para ter isenção da Taxa de Incêndio no RJ, baseada nas seguintes condições:
a) Aposentados, Pensionistas e portadorers de deficiência física que morem em imóveis de até 120m2 e tenham renda de até 05 salários mínimos (R$2.725,00). 

Fazer solicitação da isenção, acessando o site www.funesbom.rj.gov.br para abrir o requerimento. Em seguida deve-se imprimir o pedido e levá-lo a um quartel do Corpo de Bombeiros, levando orginal e cópia de Identidade, CPF, o carnê do IPTU, além da escritura do imóvel (para os proprietários) ou contrato de locação(para locatários). 

Os portadores de deficiência física devem, ainda, levar um laudo médico que comprove a condição.
b) Horário de atendimento nos quartéis: das 09 às 11h e das 13 às 16h, exceto as setas-feiras.
Publicado pela Jaciara Ferreira, na comunidade do orkut Pequenas Dicas Úteis e Baratas no dia 12/03/11


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terça-feira, 27 de março de 2012

6 Dicas para você realizar suas pendências



1. Faça sua lista de tarefas - que devem ser realizadas;

2. Defina e visualize o resultado – uma visão clara do que se vai alcançar é um importante fator motivador.

3. Defina o que significa começar – identifique claramente qual deve ser a sua próxima ação com relação ao objetivo pretendido.

4. Verifique as dependências – Se você não tem todas as informações ou recursos necessários para realizar a sua próxima ação, então ela não é exatamente a sua próxima ação, e deve ser reformulada.

5. Analise prioridades e demandas – Revisar sua lista de pendências é importante. Esta tarefa ainda é necessária? Precisa ser feita neste momento? Se sim, pode ser delegada a mais alguém?

6. Marque um horário – Se necessário, deixe de tratar a sua próxima ação como uma pendência, e passe a tratá-la como um compromisso agendado. E não fuja deste compromisso, quando a hora marcada chegar!

Fonte www.efetividade.net

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Rejuntes impecavelmente limpos. Veja como.


No blog Reciclar e Decorar, peguei lá uma dica incrível, testei e achei fantástico, o uso de vinagre para limpar rejuntes. Usei para limpar os rejuntes da parede do box no banheiro e, não é que a limpeza é instantânea, aparece na hora. 
Eu usei o vinagre de álcool (não coloquei álcool não,- ele que já vem assim -...hehehehe). Munida com uma escovinha de dente velha. Achei que foi o milagre da limpeza....kkkkk.
Experimente você também!
Veja o post da Fabiana no blog Reciclar e Decorar, na integra, falando sobre essa dica (aqui)

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segunda-feira, 26 de março de 2012

Casa minimalista favorece a organização.


O conceito minimalista tem como fundamento ter em casa somente o necessário, só o que interessa. Preza uma decoração simples, cujos objetos decorativos e enfeites, por exemplo, são raros. As vantagens de ter uma casa assim é a praticidade na hora da limpeza, o favorecimento à organização e redução do estresse na administração da casa.

Veja aqui algumas características de uma casa minimalista:

Mobiliário mínimo
    Uma divisão minimalista tem apenas algumas peças de mobiliário essencial. Uma sala de estar, por exemplo, pode ter apenas um sofá, e alguns cadeirões/cadeiras, uma mesa de apoio, um móvel de arrumação/estante uma televisão, e alguns candeeiros para iluminação (é uma ótima forma de criar ambientes). Pode até ter menos coisas (sofá, cadeiras e mesa de apoio, por exemplo). Um quarto pode ter simplesmente uma cama (ou mesmo um estrado), um armário, uma mesa de cabeceira e talvez algumas prateleiras.


Superfícies livres
 Numa casa minimalista, os tampos e superfícies são despidas, com exceção de uma ou duas peças decorativas (ver item seguinte). Não montes de coisas espalhadas por todo o lado, e definitivamente não pilhas de livros, correspondência ou objetos sem lugar espalhados em cada canto.


Acrescente peças decorativas
    Uma casa sem nada para além de mobília acaba por ser muito aborrecida. Em vez de ter uma mesa de apoio completamente livre de qualquer objeto, pode colocar por cima um vaso com algumas flores e um bonito livro de jardinagem, por exemplo. Uma secretária pode ter apenas uma moldura com uma fotografia de família e um tinteiro antigo ou alguma peça bonita e com significado que seja adequada ao local. Outra parede vazia pode ter um quadro ou fotografias emolduradas. Eu gosto de ter alguns objetos e imagens com significado espalhadas pela casa, sobretudo peças antigas e com valor.


Qualidade sobre a quantidade
Em vez de ter uns montes de coisas em casa, um minimalista escolhe poucas coisas, mas que sejam realmente boas, coisas que gosta e usa frequentemente. Uma boa mesa é preferível a 5 peças mobiliário.
 O estilo tradicional das casas japonesas é outro grande exemplo de decoração minimalista, e muito zen também.
fonte: www.organizesuavida.com.br


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domingo, 25 de março de 2012

7 Dicas para manter o quarto das crianças arrumado.

São dicas que além de ajudar a manter o quarto das crianças arrumados, decoram o ambiente tornando um lugar saudável e bonito, que certamente elas se sentirão muito bem e terão prazer em estar lá.

1. Prateleiras e nichos, não ocupam lugar e são ótimas para organizar livros, coleções, brinquedos e objetos decorativos;

2. Instale na parede ou atrás da porta cabideiros para colocar as mochilas quando chegar da escola;


3. Use e abuse de caixas e cestinhas que ajudam a deixar as coisas em ordem, tanto em gavetas, prateleiras ou no armário;


4. Painel com bolsos, pendurado na parede, ajudam à organizar objetos menores como materiais escolares;


5. Baú ou cesto grande pode abrigar os brinquedos maiores. As crianças podem guardá-los lá, evitando assim que fiquem espalhados;

6. Para roupa de cama, prefira os edredons, ao invés dos lenções. O edredom é muito mais prático, porque para manter a cama arrumada basta a criança esticar o edredom;


7. Se desfaça de todos os brinquedos, roupas, calçados que as crianças não usam mais. Separe tudo com a ajuda delas e reforce a ideia de que tudo que não serve mais à elas, será muito útil e necessário para outras crianças.

Quanto menos coisas nos quartos das crianças, melhor é! Ter somente o necessário é muito importante para manter a ordem, a arrumação e a organização.


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Manutenção e Revisão finalizam uma boa organização no lar

Nos 7 princípios básicos da organização (aqui), hoje iremos falar sobre o 6ª e 7ª princípios, que são: manutenção e revisão respectivamente.
Para quem não viu aqui estão os 5 princípios já descritos, a saber:
1. Planejamento (aqui)
2. Descarte (aqui) 
3. Limpeza (aqui)
4. Categorização (aqui)
5. Identificação (aqui)
6. Manutenção
7. Revisão 

No 6ª princípio básico da organização que é a manutenção, é a etapa em que o foco é manter todo o trabalho já realizado em ordem. A manutenção tanto se refere à limpeza, à arrumação, quanto à  organização de documentos, dispensas, etc. É um conjunto de ações com o fim de manter a casa em condições aceitáveis. Com tudo planejado, a manutenção torna-se muito mais fácil de executar.

Já no 7ª princípio é preciso fazer constantes revisões, tanto para reorganização, quanto para firmar a manutenção da ordem da casa.

Na prática dos 7 princípios básicos da organização doméstica é possível ter mais tempo para si mesma, e as tarefas domésticas terão praticidade necessária para o dia-a-dia da mulher moderna. Se programe para realizar as revisões, faça um check list e confira quais já foram feitas e quais ainda deverão ser realizadas. Determine o período das revisões, por exemplo faça-as mensalmente. Você ganha qualidade de vida. Experimente!


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sexta-feira, 23 de março de 2012

4 Dicas para controlar o orçamento doméstico.

Para acabar com a sensação de que falta dinheiro no bolso mas que sobram contas para pagar, veja só as dicas para você conseguir controlar o orçamento doméstico da sua família:

1. Como economizar água
- Tome banhos menos demorados
- Elimine vazamentos da casa
- Use a vassoura e não a mangueira para varrer a calçada
- Não deixe torneiras pingando e opte por modelos com sensores automáticos 

2. Como gastar menos energia elétrica:
- Economize ao lavar e passar roupa, lavando e passando uma grande quantidade de roupas de uma vez e não exagere no sabão em pó para não ter que fazer enxágues desnecessários
- Não deixe os aparelhos eletrônicos em stand by
- Se seu chuveiro é elétrico, diminua o tempo do banho
- Não abra muito a geladeira para ela gastar menos energia, e use somente aparelhos com selo Procel
3. Como aproveitar melhor os alimentos:
- Prefira produtos da estação, são mais frescos e baratos. Prefira também produtos locais, que custam menos por diminuir as despesas com o transporte
- Aproveite todas as partes de verduras e legumes, para ter desperdício mínimo
- Manuseie com cuidado os alimentos para não danificá-los
- Tenha atenção à validade dos produtos, para não jogar comida fora


4. Como fazer seu dinheiro render mais:
- Faça uma planilha de gastos mensais, listando tudo o que você ganha e tudo o que gasta, para saber onde você precisa cortar gastos
- Prefira compras à vista e use o cartão de crédito com responsabilidade
- Pesquise as melhores ofertas e avalie bem quando comprar a prazo
- Não despreze as moedas, pois elas são dinheiro também
fonte blog consul 


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Para fazer almofadas

E para quem tem habilidades com a costura, pode fazer desde o enchimento das almofadas até a própria capa. Que pode ser de tecidos diversos, bordados, crochê, aplicações de botões ou pedrarias e o que mais a imaginação mandar.
Para fazer o enchimento, um material barato e fácil de ser encontrado é o TNT, geralmente ele tem 1 metro de largura e seu preço varia de R$0,90 a R$2,00. E para o enchimento podem ser usados flocos de espuma ou fibra, que também são encontrados com facilidade; os preços variam entre R$5,00 e R$12,00 o kilo.
Fonte: www.diariodecolombo.com.br

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quinta-feira, 22 de março de 2012

Benefícios da organização

Veja porque ser uma pessoa organizada é importante.
Uma das tarefas mais complicadas para muitas pessoas é manter-se organizadopois com a grande quantidade de coisas que as pessoas têm para fazer hoje em diaé cada vez mais difícil encontrar tempo para deixar cada coisa em seu lugarMasessa não precisa ser uma meta inatingíveldeixaras coisas em ordem pode ser fácil e até mesmo divertido com a ajuda de um organizador.
Por que devo manter minhas coisas organizadas?
Com as rotinas cada vez mais atarefadas que as pessoas vivem nos dias de hojemanter-se organizado é essencial para conseguir dar conta de tudo o que se temfazer sem atrasos e otimizando o tempo. Para se tornar uma pessoa organizada o primeiro passo é organizar nossa casa e nosso ambiente de trabalhoisso é muito importante porque muitas vezes a organização pode ser um grande diferencial para aumentar a produtividade e a eficiência nos afazeres profissionais e pessoais, o que pode até ser um fator determinante na diminuição do estresse diário.
Uma pesquisa americana concluiu que a bagunça física gera bagunça mental, ou sejaquanto mais organizado o ambiente ao seu redormais chance você tem de ser mais produtivo.
Outra conclusão da pesquisa diz que pessoas organizadas são promovidas com mais frequência do que aquelas que vivem no meio da bagunça.

Qual a melhor forma de me organizar
Alguns especialistas em organização acreditam que cada pessoa deve desenvolver um método próprio para se manter organizadaafinal cada um tem seu método pessoal para realizar tarefas, e a utilização de uma fórmula padrão pode não funcionar para a maioria das pessoas.
Algumas dicas de organização porémcostumam ser bastantes úteis para ajudar no desenvolvimento desse métodoPor exemploé essencial definir um critério para a organização de cada coisaou sejadefinir se elas serão separadas por funçãoou por freqüência de usoou porque as utilizaenfim, o critério que melhor se adequar a situação.
Além dissoalguns procedimentos como rotulação e identificação também costumam ajudar muito na organizaçãoprincipalmente de papeis ou caixas.
fontewww.organizesuavida.com.br. 

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